top of page

6 países que oferecem bolsas de estudo gratuitas para brasileiros

Muita gente sonha com a possibilidade de estudar no exterior. Claramente garantir um diploma em outro país, te dará muitas vantagens no mercado de trabalho, podendo abrir milhares de portas que para outras pessoas não se abrem.


Contudo, estudar em outro país é algo realmente caro e que, poucas pessoas tem condição de pagar por isso. A boa notícia é que tem como estudar no exterior de graça. Uma das melhores estratégias é encontrar bolsas de estudo no exterior e ir direto à fonte.

Se você já tem ideia de qual país quer estudar, vá direto à fonte do próprio país para procurar pelas oportunidades de estudo. Contudo, se a ideia é estudar no Canadá, Estados Unidos, Holanda, Alemanha. França ou Reino Unido o processo pode ser um pouco mais fácil.


O motivo para isso é que, esses países citados possuem programas oficiais do próprio governo, que permite que estrangeiros, possamos ingressar em uma faculdade no país.

Se você sonha em estudar em outro país, vamos conhecer agora, seis programas de bolsa de estudo no exterior, do qual, os brasileiros também podem participar e quem sabe, você consiga garantir a sua tão sonhada oportunidade.


1. Canadá – Global Affairs

O Global Affairs Canada (GAC) possuí um papel muito importante na promoção do intercâmbio educacional, administrando e financiando diversos programas de bolsas de estudo. Essas iniciativas possibilitam que estudantes de diversas nacionalidades, incluindo brasileiros, tenham a oportunidade de treinar, pesquisar e estudar no Canadá.

A boa notícia! As bolsas de estudo do Global Affairs Canada Study in Canada agora estão aceitando inscrições para o ano acadêmico de 2024-2025!. Essas bolsas não só fomentam a colaboração acadêmica internacional, mas também facilitam o processo de obtenção do visto de estudante para o Canadá.


2. Estados Unidos – Fullbright

O programa Fulbright, um dos maiores de bolsas de estudo bilaterais no mundo, tem desbravado fronteiras desde 1946, proporcionando a estudantes internacionais a chance de estudar nos Estados Unidos praticamente sem custos.

A Comissão Fulbright no Brasil oferece opções específicas para brasileiros, cobrindo desde intercâmbios culturais até doutorados e programas de professores de português. Esse intercâmbio bilateral já beneficiou milhares de estudantes de ambas as nações, enriquecendo o ambiente acadêmico e cultural.

O Programa Fulbright para Estudantes Estrangeiros opera em mais de 160 países em todo o mundo. Aproximadamente 4.000 estudantes estrangeiros recebem bolsas Fulbright todos os anos.


3. Holanda – Nuffic Neso

O Nuffic Neso possuí um papel super importante de promover o ensino superior na Holanda para estudantes internacionais. Além de fornecer informações abrangentes sobre cursos na Holanda, o Nuffic Neso oferece diversos programas de bolsas de estudo exclusivos para brasileiros. Em destaque temos a Orange Tulip Scholarship, que, com base em mérito acadêmico, pode financiar até 100% do curso, além de auxílio financeiro para outras despesas. Essa iniciativa visa não apenas atrair talentos brasileiros para a Holanda, mas também fortalecer os laços educacionais entre os dois países.


4. Alemanha – DAAD

O Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (Deutscher Akademischer Austauschdienst – DAAD) é a referência quando se trata de oportunidades educacionais na Alemanha. Além de fornecer informações abrangentes sobre cursos e requisitos de inscrição, o DAAD disponibiliza diversas bolsas de estudo para estudantes internacionais.

A flexibilidade do programa permite a busca por financiamentos de graduações a pós-doutorados, com opções para diferentes áreas de estudo. Um exemplo interessante é a bolsa de Visitas de Estudos por Grupos de Estudantes Estrangeiros, promovendo intercâmbio cultural e acadêmico entre estudantes estrangeiros e alemães.


5. França – Campus France

O Campus France é uma agência oficial do governo francês. Ela atua como um hub para promover o ensino superior na França. Além de ser um serviço centralizado para inscrições universitárias, o Campus France oferece um mecanismo de busca por diversas bolsas de estudo oficiais na França.

Com 93 opções disponíveis para brasileiros, essas bolsas abrangem desde o bacharelado até o doutorado, proporcionando oportunidades de estudo em diversas disciplinas e regiões do país.

O serviço prestado pelo Campus France destina-se a brasileiros ou estrangeiros que morem no Brasil, sejam maiores de 18 anos e desejam iniciar ou continuar seus estudos na França (graduação, intercâmbio acadêmico, mestrado, especialização, estágio, doutorado ou curso de francês).


6. Reino Unido – Chevening

A Chevening Scholarship é a porta de entrada para realizar um programa de pós-graduação no Reino Unido de forma gratuita. Essa iniciativa visa identificar futuros líderes globais, oferecendo a oportunidade de especialização em universidades britânicas.

O programa já contemplou diversos bolsistas brasileiros, destacando-se como uma opção valiosa para quem busca não apenas educação de qualidade, mas também a chance de impactar positivamente o mundo por meio de suas habilidades e conhecimentos adquiridos no Reino Unido.

Vale destacar que as inscrições para as Bolsas Chevening 2024-2025 já estão encerradas. Mas é importante ficar atento para a abertura do próximo processo que será 2025-2026.


Para todas essas oportunidades você precisa ter um bom nível de inglês e para isso você pode contar com a Live Your Dream Education, inglês, tecnologia e professores estrangeiros!


Entre em contato com a gente pelo Whatsapp!



4 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page